sábado, 27 de setembro de 2008

Fases da vida adulta



As fases da vida adulta estudadas segundo as concepções de Erikson foram importantes porque me deram a oportunidade de lançar um olhar mais compreensivo para as pessoas com as quais eu convivo, e para eu mesma.
Cada fase pela qual passamos tem sua devida importância para o alcance da maturidade, felicidade e realização, por isso Erikson disse que “a solução de uma etapa depende do comportamento nas etapas anteriores”,ou seja é necessário entender que devemos passar por elas, e deixar os outros também percorrem o mesmo caminho, sem queimar etapas.
Durante o estudo das fases da vida foi possível perceber que por diversos motivos as pessoas desconhecem a importância da compreensão das mesmas ,por exemplo,lembrei que na minha infância ganhei uma boneca e minha mãe custou a deixar eu tirar da caixa, esse equivoco não cometo com meu filho,pois sei que agora é o tempo em que ele tem que brincar,manusear ,explorar,desmontar, sujar,...E assim segue nas demais fases.

Um comentário:

Fabiane Penteado disse...

Certamente a vida é feita de fases, de etapas... Cada uma delas é destinada para que aprendamos algo e com esta compreensão possamos passar as demais que virão... Erikson estava certíssimo... Pois além de cada um ter o seu próprio tempo para compreender (amadurecer), passar por etapas corretas na vida já vai ajudar na formação deste individuo como pessoa.

Um abração,
Fabi