sábado, 27 de setembro de 2008

Aprendizagem do adulto

Até o momento conforme meus conhecimentos e estudos realizados posso conceituar adulto como: pessoa com idade a partir dos dezoito anos, com direitos e deveres a cumprir e que supostamente faz uso constante do pensamento formal.
Porem, sei que a ordem cronológica nem sempre obedece aos fatos e experiências vivenciados por um indivíduo,ou seja,a apenas o fato de ter 18 anos completos não significa que tenha alcançado a maturidade absoluta,pois um adulto difere do outro,aliás como todo o ser humano distingue-se do outro não importando se encontram-se na mesma fase. A educação do adulto acontece a partir do momento em que interage com outros,e por conseqüência no tocante a educação, aprendizagem e cultura formal,o processo vem ser o mesmo,por esse motivo,o professor deve estar conectado a essas transformações,modificando sua postura,vindo a ser então mediador,instigador,incentivador de novas descobertas e ter ciência de que nem sempre o aluno mesmo sendo adulto acompanhará seu raciocínio ou linha de pensamento

Um comentário:

Fabiane Penteado disse...

Oi Elsa,

Sabes que neste 3 anos de docência plena (o meu plena significa constante, sem parar - hehe) não só amadureci, mas aprendi muito como pessoa, profissionalmente e melhorei muito a minha didática (que na área técnica é bem difícil). E concordo com você quando menciona que passamos por transformações, modificações, postura, passamos a ter um papel de mediador, de instigador, de incentivador de novas descobertas, tendo a consciência de que um aluno não é igual ao outro e seu raciocínio ou linha de pensamento de fato será diferente (talvez parecido) com um colega. Não esquecendo que como você mesma mencionou: A idade cronológica nem sempre obedece a realidade vivida...

Um abração,
Fabi