quarta-feira, 1 de outubro de 2008

GESTÃO DEMOCRÁTICA




A expressão “gestão democrática” é geralmente citada na mídia em épocas eleitorais mas são poucos os ouvintes que sabem o real significado e importância da mesma.
Gestão democrática é uma forma de administração com canais diretos para a participação, transparência e democracia.
No âmbito da gestão de uma escola, a composição do Conselho Escolar, a elaboração do Projeto Político e a eleição direta para diretor são alguns dos componentes primordiais para caracterizar a descentralização e a participação ativa de todos os envolvidos no cotidiano escolar (pais,alunos,professores e funcionários)nesta forma de gerir,ou seja, é um novo processo no qual o compartilhamento de decisões vai prevalecer nas organizações das instituições.
Durante muito tempo a educação brasileira caminhou sobre os trilhos da gestão patrimonialista, onde o administrador ou gestor decidia tudo, sem ser questionado ou fiscalizado, talvez por isso na minha escola, onde está em vigor o processo democrático,e faço parte do conselho escolar, percebo que os demais membros além dos professores e alunos ainda não estão acostumados a participar,questionar,sugerir e geralmente ficam na audiência durante as reuniões e no final assinam as atas.

Um comentário:

Fabiane Penteado disse...

Oi Elisandra!

Li a tua reflexão sobre a gestão democratica. Tenho percebido neste semestre que vocês alunas tem postado muitas reflexões a respeito de temas estudados nas interdisciplinas. O que é sem dúvidas fantastico, pois ate então, tinhamos postagens que tinham uma estrutra, mas não tinha uma reflexão ao final dela.
Por isso te comento que além da reflexão deves situar teu leitor da origem desta postagens, ou seja, porque escrevestes sobre gestão democratica? (partiu de uma atividade, um trabalho, uma leitura, etc...)..Assim desta forma qualquer um que ler entenderá tus reflexão. Certo?

Um abração,
Fabi