
Felizmente, não foi uma atividade solta, uma vez que consegui encaixar ao conteúdo que estava programado para desenvolver que era “Os primeiros habitantes de Canoas”. Foi uma atividade bem interessante, pois as crianças gostaram e participaram ativamente, fazendo colocações pertinentes e trazendo exemplos importantes sobre as suas ancestralidade.
Percebi no decorrer do trabalho, que os alunos foram aos poucos diferenciando e compreendendo os conceitos de raça e etnia .Etnia está relacionada aos fatores culturais, a nacionalidade, a religião, a língua e as tradições. Já raça, compreende os fatores morfológicos, como a cor da pele, a constituição física, estatura, traço facial. O termo étnico é fundamental para demarcar que o indivíduo pode ter a mesma cor de pele que o outro, o mesmo tipo de cabelo e traços sociais que o diferencia, caracterizando assim etnias diferentes.
Confesso que para mim, também foi um aprendizado, pois sempre associava o conceito de raça ao de etnia, para as crianças além dessas novas descobertas foi uma oportunidade para refletirem e valorizarem as suas ancestralidades.