segunda-feira, 25 de maio de 2009

Mosaico

Para atingir o objetivo do Enfoque II, que era sensibilizar os alunos acerca das diferenças que compõem os grupos familiares e os grupos de convivência a atividade principal foi a confecção do mosaico étnico- racial.
Felizmente, não foi uma atividade solta, uma vez que consegui encaixar ao conteúdo que estava programado para desenvolver que era “Os primeiros habitantes de Canoas”. Foi uma atividade bem interessante, pois as crianças gostaram e participaram ativamente, fazendo colocações pertinentes e trazendo exemplos importantes sobre as suas ancestralidade.
Percebi no decorrer do trabalho, que os alunos foram aos poucos diferenciando e compreendendo os conceitos de raça e etnia .Etnia está relacionada aos fatores culturais, a nacionalidade, a religião, a língua e as tradições. Já raça, compreende os fatores morfológicos, como a cor da pele, a constituição física, estatura, traço facial. O termo étnico é fundamental para demarcar que o indivíduo pode ter a mesma cor de pele que o outro, o mesmo tipo de cabelo e traços sociais que o diferencia, caracterizando assim etnias diferentes.
Confesso que para mim, também foi um aprendizado, pois sempre associava o conceito de raça ao de etnia, para as crianças além dessas novas descobertas foi uma oportunidade para refletirem e valorizarem as suas ancestralidades.

2 comentários:

Márcia Caetano disse...

Oi Elisandra,

Percebo que esta atividade do mosaico que você realizou foi bem interessante, para a construção de um novo saber, é muito bom quando conseguimos nos dar conta que estamos aprendendo ao mesmo tempo em que ensimos. Na sala de aula há sempre um espaço para uma nova aprendizagem.
Então, vamos dialogar! Sabendo que ainda há preconceito e que existe diferença entre raça e etnia como fazer através da educação uma sociedade valorizar sua ancestralidade e respeitar a diferença?

Um abraço

Márcia Caetano

Geny disse...

Querida aluna Elisandra Amaral!
A partir de hoje vou fazer parte dos comentários no seu portfólio.
A rotina de mãe, educadora é isso aí, os filhos dão trabalho e não temos outra saída a não ser conciliar e ter paciência histórica. Que legal o seu perfil! “Educadora peregrina na linha de Paulo Freire, pois penso que é necessário "educar para transformar.” Eu digo Educar é balizar essa transformação para que os nossos filhos, os nossos alunos sejam mais felizes, sei que não fácil mais é possível.
Seus registros são importantes de acordo com os subsídios das Interdisciplinas do Curso apresentam clareza, objetividade, criatividade e reflexões questionadoras.
Obrigada por suas postagens!
Desejo sucesso empreendedor na sua vida familiar, profissional e acadêmica.
Um abr@ço virtual,
Professora Geny Schwartz da Silva
Tutora seminário Integrador VI
PEAD/FACED/UFRGS