sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Texto de Marta Kohl

Ao ler o texto ”Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem” de Marta Kohl, concluí que a Educação de Jovens e Adultos configura-se como uma modalidade diferenciada do ensino regular no tocante a estrutura, metodologia e duração. Valoriza e considera as diferenças individuais, conhecimentos e vivências diárias e no mundo do trabalho.
O professor deve estar preparado para trabalhar com cada tipo de vida inserida na sala de aula, ou seja, deve basear suas práticas na ciência da composição da clientela que vai atender e que essa clientela já traz a sua experiência de vida, por isso as suas ações devem estar voltadas para o que cada ensinamento seja atrativo e significativo para ela, agindo de outra forma certamente ocorrerá a evasão.
Nunca trabalhei com Eja, mas percebi através desta intersciplina e da saída de campo realizada, que desempenhar tal função é um grande desafio, os alunos desta modalidade são pessoas que tem muito a aprender, mas também muito a ensinar aos professores. Por isso, é importante que o professor valorize os conhecimentos de seus alunos e ajude-os a descobrir tantos outros, respeitando e valorizando suas especificidades.

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