quinta-feira, 18 de novembro de 2010

7º SEMESTRE

Sem dúvidas, o destaque para o sétimo semestre foram as interdisciplimas de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e EJA (Educação de Jovens e Adultos), não que as outras não tenham sido importantes, mas enfocarei aqui essas duas por terem me proporcionado aprendizagens e reflexões além da minha realidade profissional.
Em LIBRAS, foi reforcei minha convicção de que enquanto educadora preciso constantemente buscar capacitações que me permitam atender de modo qualitativo todos os alunos que frenquentarem minha sala de aula. Lembro que durante meu estágio de magistério tive uma aluna que não falava, em nenhum momento recebi orientação de como deveria proceder com ela. Depois disso nunca mais tive nenhum aluno de inclusão, mas quando tiver, já vou estar preparada e com grandes conhecimentos para trabalhar com esse público de alunos. Exemplo: os surdos possuem sua própria gramática de comunicação, a linguagem de sinais não é padrão e difere de mímicas e gestos, ...entre outros.
Na interdisciplina de EJA, com as leituras de Marlene Kohl, conheci um perfil de aluno, com os quais nunca trabalhei, mas que igualmente merece respeito e dedicação, e que demanda um planejamento bem distinto do aplicado nas séries inicias. Planejamento esse que foi o tema principal na interdisciplina de Didática, Planejamento e Avaliação, aprendizagem dessa interdisciplina? Jamais pensar adentrar em sala de aula sem um bom planejamento, isso não quer dizer que ele deva ser inflexível.

Um comentário:

Patricia Grasel disse...

Querida,

Gostei de acompanhar suas postagens durantes esse eixo, vc conseguiu incentivar minha leitura com sua forma de escrita.

Bjoas e parabéns, sucesso em sua caminhada docente.