domingo, 5 de abril de 2009

Leituras


Trecho do texto “O que é construtivismo?” de autoria de Fernando Becker:
“O conhecimento não nasce com o indivíduo, nem é dado pelo meio social. O sujeito constrói seu conhecimento na interação com o meio tanto físico como social”.
Minha compreensão: o construtivismo é ter a consciência do inacabado, ou seja, ninguém detém o conhecimento absoluto a ponto de poder transmitir a outros como única verdade,o conhecimento depende de interações.
Trecho do texto “Epistemologia Genética” de autoria de Tânia Marques:
“Inúmeras teorias tentam explicar o processo de aprendizagem. De acordo com o critério epistemológico de origem do conhecimento, elas podem ser classificadas em três grupos:
- Empirismo
Crença segundo a qual as estruturas de conhecimento são impostas pelo objeto (meio físico e social). Há a valorização do meio em detrimento do indivíduo. O sujeito é entendido como um recipiente vazio a ser preenchido pelo objeto. A teoria behaviorista representa, na psicologia, o empirismo.
+ Apriorismo
Crença segundo a qual as estruturas de conhecimento são dadas a priori, ou seja, são inerentes ao sujeito. O apriorismo desvaloriza as contribuições do objeto (meio físico e social), supervalorizando as condições internas do sujeito. “Esta epistemologia acredita que o ser humano nasce com o conhecimento já programado na sua herança genética. [...] Tudo está previsto. É suficiente proceder a ações quaisquer para que tudo aconteça em termos de conhecimento” (Becker, 2001b, p. 20). Dentre as teorias de aprendizagem que apresentam uma sustentação epistemológica apriorista, pode-se destacar a teoria da Gestalt.
+ Interacionismo
Crença segundo a qual a explicação da origem do conhecimento está na síntese permanente entre as condições internas do sujeito e do meio, entre a maturação e a experiência adquirida. “Não é possível buscar a causa do comportamento humano num dos pólos da interação, pois a causa não está nem no indivíduo, nem no meio, mas nas ações do sujeito que responde às resistências do meio, modificando ativamente suas estruturas” (CUNHA, 1999, p.59). Destaca-se, neste modelo, a Epistemologia Genética de Jean Piaget."

2 comentários:

Fabiane Penteado disse...

Olá Elisandra!

Ver postagem mais acima...
Bjs,
Fabi

Unknown disse...

Elisandra: a aprendizagem ocorre, independente de como a expliquemos. Porém, nós docentes, precisamos entender como ocorre a aprendizagem para poder ensinar da melhor forma. Um abraço. Profª Tania Marques