domingo, 26 de abril de 2009

O clube do imperador.



Ao assistir esse filme, foi possível visualizar a realidade que muitas vezes já encontrei em sala de aula, muitos “Sedgewiki”, já passaram por mim, chamando atenção, agredindo colegas, descumprindo as regras estabelecidas...enfim, achando um jeito de refletir o que vivenciam em casa.
Muitas vezes, fui criticada por oportunizar situações e confiar nesses tipos de alunos, mas penso que esse é o meu papel, usufruir das minhas habilidades e competências para pelo menos mostrar a eles que existem outros caminhos, os quais podem seguir também. Continuar na tentativa de transformar minhas crianças em pessoas que saibam o quanto é importante valorizar a vida, estimular o progresso, perceber o mundo em que vivem, amar o conhecimento, gostar de conviver com outras pessoas ( e com as diferenças), também é função de um educador, ou seja, extrapolar os conceitos e teorias.

5 comentários:

Fabiane Penteado disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fabiane Penteado disse...

Olá Elisandra!

Vais perceber que optei em fazer 1 único post sobre tuas postagens em teu portfólio por acreditar ser mais produtivo desta forma do que se fosse postar um por um, pois todas as postagens tem características semelhantes e sempre é possível trazer um retorno com todas elas exemplificando.
Primeiramente gostaria de te parabenizar pela organização em manter teu webfólio atualizado.
Pois sabemos que nem sempre é possível (muitas vezes não dispomos de recursos para realização) realizar atividades práticas, assim como dispor de tempo para organizar as idéias e escrever o que construímos com elas.
Com relação as tuas postagens, por exemplo: Em modelo pedagógico – respondestes uma questão (pergunta) e refletistes sobre a mesma, porem esqueceu-se de situar o teu leitor sobre qual o propósito da tua postagem.
Na postagem Leituras – Descreve trechos de livros e autores, mas também não encontrei fragmentos que me elucidassem sobre o que tratava a postagem. Certamente tu leste os textos, mas não foi possível identificar porque, pois faltou uma orientação do que a atividade estava propondo.
Na postagem estrutura do argumento – Fizestes um breve comentário sobre o grau de dificuldade da atividade e uma pequena reflexão da mesma, mas novamente não encontrei a elucidação que me dizia que atividade era esta postada.
Em o clube do imperador – Fazes um breve comentário sobre o filme relacionando-o com tua realidade, mas não traz maiores informações sobre a atividade em si.
Lembrando que tudo isto esta correto. Todas as informações que nos trouxe estão corretas. O que te sugiro é que incremente algumas outras informações como, por exemplo: Explicitar de onde surgiu a postagem. Muitas vezes começamos a escrever com base naquilo que já sabemos e esquecemos que muitos que irão ler, não sabem quem somos, de onde viemos, e tão pouco porque estamos escrevendo aqueles registros. Faz-se necessário elucidar melhor nosso leitor. Por vezes nós tutoras lemos e ficamos nos perguntando: Ela registrou uma aprendizagem, mas porque escreveu sobre tal tema? De qual Interdisciplina esta falando. Às vezes fica difícil entender a origem da postagem sem maiores esclarecimentos prévios (Interdisciplina, descrever a atividade solicitada, descrever como foi a realização desta atividade, o resultado desta atividade, a reflexão sobre o resultado desta atividade)... Às vezes não nos damos conta, mas acabamos escrevendo como se as pessoas soubessem o que se passa em nossas cabeças. Já percebeu isso? Acabamos deixando um pouco da escrita na cabeça e outro pouco escrito na tela do computador via teclado  - Isso acontece muito comigo, pois fazemos muitas coisas ao mesmo tempo e quase sempre tudo muito corrido.... Estou sempre me policiando... 
Por isso te comento que descrevas mais sobre a postagem que estas nos trazendo, apesar de sermos tutoras, não temos acesso as outras interdisciplinas e às vezes acaba ficando um pouquinho complicado para nós sabermos quais são as atividades que vocês estão em constante produção.
Certo?

Abraços,
Fabi

Gláucia Henge disse...

Oi Elisandra! Muito interessante a sua transposição para a vida real, da situação vivida pelo professor... Interessante também é perceber como nos "preocupamos" com os "Sedgewiki" e acabamos deixando de lado muitos "Blythe" ou "Mehta", não é mesmo?

Abraços, Gláucia

Elisandra disse...

Ok Fabi, nas próximas postagens procurarei fazer de acordo com o modelo proposto por ti, pois até então acreditava que usando o marcador seria o suficiente.Abraços!!!

Elisandra disse...

Ok Fabi, nas próximas postagens procurarei fazer de acordo com o modelo proposto por ti, pois até então acreditava que usando o marcador seria o suficiente.Abraços!!!