terça-feira, 15 de setembro de 2009

Comênio, heranças...


Ao realizar essa atividade, pude perceber que não é um dilema atual a preocupação dos educadores em encontrar a melhor forma de viabilizar o conhecimento, ou seja, essa inquietação docente percorre séculos.
Comênio abalou as estruturas educacionais da sua época e nos deixou esse legado de vontade e luta constante, percebo que muitas coisas mudaram, contudo, alguns colegas ainda não conseguem abrir mão da metodologia tradicional de ensino, na qual só o professor é o único detentor do saber e os alunos são apenas meros receptores estáticos, sem não ter oportunidade de manifestar e construir suas próprias experiências.
Sempre me defino como uma professora mesclada, não sou tradicional totalmente nem construtivista, pois recebi a educação formal na modalidade tradicional e nem por isso fiquei “deformada” e sei dos benefícios que um ensino construtor, se bem focado, pode trazer às crianças. Enfim, as alterações pedagógicas que Comênio semeou, ainda continuam vingando, em alguns jardins com sucesso, em outros nem tanto, pois nestes é preciso que se mude a cultura enraizada por parte de toda a comunidade escolar(alunos, professores, direção e pais), pois sabemos que hoje em dia o professor não sabe tudo, os alunos também tem sua carga de conhecimento que pode ser socializo e reelaborado com os colegas

Um comentário:

Márcia Caetano disse...

Oi querida,

Fiquei super contente ao terminar de ler essa sua postagem. Você fez um reflexão sobre a teoria da educação, trouxe uma análise da sua pratica e ainda se posicionou frente a tudo isso. Parabéns!!!

Beijos
Márcia Caetano
Tutora