quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Parecer CEB 11/2000

Depois de realizar as primeiras leituras propostas pela interdisciplina Educação de Jovens e Adultos no Brasil, percebo que ainda tenho muito a descobrir entorno dessa modalidade de ensino.
Confesso que meu pouco conhecimento deve-se ao fato de nunca ter trabalhado com jovens e adultos, porém após me apropriar do conteúdo desse primeiro enfoque, descobri que o trajeto da Educação de jovens e adultos é longa, começando com a Educação Jesuítica em 1549, até que em 1988, a Constituição Federal garantiu legalmente essa modalidade de ensino, almejando que sua clientela tenha condições de desenvolver-se intelectualmente e profissionalmente.
Conceito: A EJA é uma categoria organizacional que tem como objetivo prevenir e diminuir os índices de repetência e evasão escolar. A educação de jovens e adultos representa uma promessa de efetivar um caminho de desenvolvimento de todas as pessoas, de todas as idades.Fazer a reparação desta realidade, dívida inscrita em nossa história social e na vida de tantos indivíduos, é um imperativo é um dos fins da EJA.
Funções: Reparadora: devolver o direito que antes fora negado, incluir o jovem, adulto que não pode estudar no tempo que era pra ter sido. A Eja representa também uma divida com aqueles que tenham sido a força de trabalho empregada na constituição de riquezas e na elevação de obras públicas.Equalizadora: igualdade de oportunidades. A eqüidade é a forma pela qual se distribuem os bens sociais de modo a garantir uma redistribuição e alocação em vista de mais igualdade, consideradas as situações específicas.Permanente/qualificadora: é o próprio sentido da EJA, tem o caráter incompleto, tal como é o humano. Ela é um apelo para a educação permanente e criação de uma sociedade educada para o universalismo, a solidariedade, a igualdade e a diversidade.



2 comentários:

Márcia Caetano disse...

Olá Elisandra,

Trabalhar como educadora é sempre um desafio, seja com crianças, jóvens ou adultos.
Ter a clareza que precisamos oportunizar a todos um educação que repare e equalize as questões pendentes na sociedade já é o primeiro passo um mundo melhor.

Um beijo,
Márcia Caetano
Tutora

Luciane Machado disse...

Elisandra, a postagem sobre o parecer CEB 11/2000, está boa, porem, poderias ter colocado todas as funções da Eja, até porque não tem só a função reparadora,mas sim existem outras funções.Seria importante complementar.Beijos.