segunda-feira, 14 de setembro de 2009

O Menininho



Ler o texto “ O menininho” instiga o leitor/ professor a refletir sobre o seu papel diante do imaginário do aluno, suas seqüelas na criatividade e na auto-expressão.
O professor que trabalha com as séries iniciais deve ter sensibilidade para não podar e nem limitar a criatividade das crianças, pois nesta fase da vida e através da arte os indivíduos conseguem melhor traduzir seus sentimentos e pensamentos, seja por meios de desenhos, dança, canto, representações, invenções..., ou seja é a sua visão de mundo .
A arte é um caminho que ajuda a criança a reelaborar a realidade e a enfrentar seus próprios conflitos, por isso penso que deve ser estimulada e não sempre condicionada a um determinado modelo, porque se sempre tiver modelos a seguir não terá confiança para ser independente e ousar da sua imaginação.
Eis então que transparece um dos principais papéis do professor: proporcionar situações onde seus alunos possam desenvolver sua criatividade e autonomia, nas quais estimulem sua linguagem, seu pensamento criador e também sua auto-expressão.

Um comentário:

Márcia Caetano disse...

Elisandra,

Imagino que este texto sobre o "menino" deve ser interessante. E é incrivel como as crianças são criativas!!!
Para comentar essa sua postagem eu gostaria de saber se você trabalha com séries iniciais.
Pois descrever uma situação vivenciada por ti e teus alunos certamente enriqueceria esta sua reflexão.

Um beijo,
Márcia Caetano
Tutora