segunda-feira, 19 de abril de 2010

Conflito inicial

Considerando-me em estágio desde o primeiro dia letivo, dividirei minhas reflexões iniciais em três etapas: observação, sondagem e diagnóstico.
Observação: 1º de março até 09/04- etapa em que pude agrupar temas relevantes para o desenvolvimento integral da turma.
Sondagem: 12 até 16/ 04- Desenvolvi as atividades previstas no plano de trabalho para este período, e em um dado momento como “atividade extra”, realizei uma pesquisa com o propósito de que os alunos identifiquem-se etnicamente.
Distribui folhas com a seguinte ordem:
Assinale a sua etnia:
a) Branca
b) Indígena
c) Negra
Quando conferi as respostas, conclui que esse tema será desafiador e certamente provocará mudanças nas suas vidinhas hoje e futuramente.
P.s: No ano anterior já havia sido trabalhado o conceito “etnia” com essa turma, apenas fiz uma breve revisão, em função de dois alunos novos; o resultado da pesquisa será divulgado para os seus colaboradores em forma de gráfico posteriormente, e, a etapa diagnóstico será relata nas próximas postagens.
Bem, o tema da minha proposta de estágio é: legados, valores e contribuições dos negros em nossa sociedade, tive que estruturá-la em consonância como o plano de trabalho da série (conteúdos), com a proposta pedagógica da escola (libertadora) e com o regimento (que foi construído dentro de uma concepção de Escola Democrática).
Meu primeiro conflito nessa semana foi ao repensar, em como dar coerência a minha proposta se em alguns momentos de minha prática falo a seguinte frase para meus alunos: “Deixem a profe. explicar primeiro, depois vocês perguntam.”? Em suma, como vou conseguir formar cidadãos críticos, ativos e participantes, se quando eles levantam o dedo para questionar,ou dar um palpite eu os barro?
Daí reportei-me as aprendizagens da interdisciplina “Gestão e organização do ensino fundamental”, e relembrei que essa criticidade almejada começará inicialmente na escola, na sala de aula a partir do momento em que eu lhes ofertar a oportunidade de participar, de avaliar a aula que ministrei, bem como a avaliação que eu fiz sobre eles. Pois assim eles irão se formando como cidadãos e como sujeitos de direitos, porém, cientes de suas responsabilidades, ou seja, que devem esperar sua vez de falar, que não podem fazer críticas onde eles não tenham provas, documentos, argumentos, porque isso é mais que os conteúdos de Português, Matemática,...serão nesses momentos que eles irão expressar tudo o que aprenderam nessas disciplinas e principalmente em que EU irei reconhecê-los como sujeitos, sujeitos de direito, que irão se fortalecer e serão aí, cidadãos efetivamente críticos, conscientes e participativos da sociedade onde moram.
Aprendizagem: devo acreditar e respeitar, assim conseguirei formar.

Um comentário:

Patricia Grasel disse...

Elisandra querida

Vc tras em sua postagem um questionamento que está diretamente ligado a sua ação docente que é: em alguns momentos de minha prática falo a seguinte frase para meus alunos: “Deixem a profe. explicar primeiro, depois vocês perguntam.”? Em suma, como vou conseguir formar cidadãos críticos, ativos e participantes, se quando eles levantam o dedo para questionar,ou dar um palpite eu os barro? Bem, priemiramente isso é um hábito que vai além do ser professor. Vc tras essa questão refletindo sobre o que isso pode ou não influenciar sua ação docente na formação de seus alunos, só essa sua preocupação já demosntra seu interesse e os resultados que a proposta de estágio apresenta, de realmente mexer com nossas práticas e hábitos.