segunda-feira, 12 de abril de 2010

Início de Estágio

Nesta semana que tive que montar meu projeto de estágio olhei para minha turminha e pensando na sua realidade humilde e ao seus futuros pouco brilhante, que eles mesmos projetam, relembrei algumas interdisciplinas do curso as quais me apontavam enquanto professora como viabilizadora de uma transformação.
Essa transformação em minha concepção, não se dará com uma simples mudança de postura perante meus alunos, nem com ofertas de modismos educacionais, essa transformação ocorrerá a partir do momento em que na minha mente e coração se firmem a certeza que transformar é realmente possível através da educação.
Com o estágio eu terei a oportunidade me apropriar de uma experiência única, que é definir ou redefinir minha prática docente, ou seja, identificar e analisar a pedagogia que rege meu trabalho e ao final concluir o quanto ela é ou foi significativa para meus alunos e para mim. Pois segundo Paulo Freire, na obra Pedagogia da Autonomia "quem forma se forma e re-forma ao formar, e quem é formado forma-se e forma ao ser formado" (p.25).
Será um período desafiante, no qual muitas leituras, reflexões, aplicações, angústias e aflições serão uma constante. Mas não esquecendo de que perseverar é preciso creio que meus objetivos serão alcançados.

Um comentário:

Patricia Grasel disse...

Elisandra,

Gostei muito de sua postagem, pois primeiro vc relata sobre o desafio do estágio e depois foco em seu entendimento sobre ensino e aprendizagem. Quero deixar registrado que começaste bem, pois para pensar um trabalho pedagógico antes é preciso olhar para os alunos que serão contemplados como esse trabalho e pelo visto vc fizeste isso. Vc mostra sua intenção de colocar em prática tudo o que aprendeu e está aprendendo durante sua caminhanda acadêmica, isso ao meu ver é fundamental para o sucesso de sua prática docente.
Bom, sendo assim, só me resta te parabenizar pela sua dedicação e compromisso com a educação.