quarta-feira, 9 de junho de 2010

Negros brasileiros de destaque



Com o intuito de valorizar algumas personalidades brasileira que obtiveram sucesso e venceram preconceitos, e também edificar de maneira positiva a autoestima dos meus alunos, trouxe como tema na oitava semana de meu estágio os ”negros brasileiros de destaque”.
Confesso que estava meio receosa em abordar essa temática, mas para minha surpresa as crianças envolveram-se de maneira satisfatória nas atividades propostas. Aprendizagem dos meus alunos: aprenderam que podem almejar um futuro promissor para si mesmo independentemente de sua cor, mas os próximos passos será fazer com que eles percebam que podem.

Minha aprendizagem: para que meus alunos percebam que podem, é necessário haver uma transformação nas metodologias da escola, ou seja, um trabalho em conjunto, tipo uma aventura pedagógica, onde todas as pessoas se percebam como sujeitos de direitos e que tem um potencial a ser cumprido, realizado.

Um comentário:

Patricia Grasel disse...

Elisandra que bom saber que foi um sucesso seu planejamento, é bom quando convidamos os alunos a explorar um tema e percebemos que as aprendizagens ultrapassam o que imaginavamos.
Parabéns.