domingo, 30 de maio de 2010

Religiosidade

Na semana 7, a temática foi religiosidade. O trabalho foi embasado nas religiões de matriz africanas, o qual pode qualificar e ilustrar trazendo o
babalorixá Pai Neco de Oxum para uma conversa simples, clara e direta com a turminha.
Abordar essa temática foi muito importante tanto para mim quanto para o relacionamento que vou ter com meus alunos a partir desta semana, pois foi um meio de tornar-me mais próximas da realidade deles fora da escola.
Percebi que uns mesmo sendo pequenos orgulham-se da religião que seus pais estão os orientando a seguir, outros envergonham-se e não gostam de falar, por receio de serem alvo de chacota e discriminação.Esse segundo grupo de alunos me preocupa, porque são esses que hoje causam problema na sala de aula, no recreio,...enfim no ambiente escolar, provavelmente se não forem bem esclarecidos quanto a questão da religiosidade, dentre tantas outras, serão os que causarão problemas também futuramente na sociedade e para si mesmo.
Alunos discriminados e com problemas de auto-aceitação representam problema para escola, por causa de seu comportamento agressivo, isso implica a receptividade da escola, relação professor aluno e da relação na sala de aula.
Nesta semana de trabalho na qual busquei parceria, me aproximei e deleguei responsabilidades específicas, percebi o quanto é importante a escola dar continuidade a trabalhos como esse que desenvolvi envolvendo valores, preconceitos e relações humanas, pois para a maioria das crianças, a escola é o único espaço para a socialização.
"Procura conhecer o estado das tuas ovelhas; põe o teu coração
sobre os teus rebanhos" Provérbios de Salomão, 27.23

3 comentários:

Patricia Grasel disse...

Olá querida Elisandra,

Gostei de sua postagem, mas te confesso que fiquei com uma dúvida, o desejo de trabalhar com religiosidade apareceu em seu planejamento pq? Outro aspecto que me chamou atenção foi a visita do babalorixá, os alunos participaram da decisão por essa visita? Pergunto Elisandra pq religiosidade é um assunto bem particular e envolve diretamente as crenças familiares. Minhas questões são na intenção de saber mais e não de questionar seu trabalho, ao contrário, achei uma proposta bem desafiadora e interessante.
Parabéns!

Elisandra disse...

Oi Patrícia, decidi incluir a religiosidade no meu planejamento, por ser uma temática que não pode ficar de fora quando se fala do Continente Africano,e também tem a questão da Lei 10639, que delega a obrigatoriedade em se trabalhar a história e cultura afro brasileira nas escolas.
Os alunos participaram da decisão em trazer o babalorixá, pois quando comecei a desenvolver esse assunto, surgiram muitas perguntas e algumas, eu não sabia a resposta correta, daí a necessidade da participação de uma pessoa com mais conhecimentos que eu.
Enfim, foi um trabalho produtivo para alunos e professora, algumas famílias aceitaram bem a proposta e outras ficaram ficaram satisfeitas, por verem a sua religião sendo tratada com respeito e seridade.

Patricia Grasel disse...

ótimo Elisandra, isso só confirma o sucesso de sua proposta. parabéns!