quarta-feira, 12 de maio de 2010

Valorizando saberes.

Na semana 4 a atividade que posso considerar como símbolo de minha aprendizagem foi uma interpretação, sim uma tão comum e necessária interpretação.
Primeiro os alunos apreciaram uma música, na sequência solicitei que interpretassem alguns versos conforme sua compreensão e os conhecimentos que possuíam, porém esta interpretação não foi corrigida por mim como o de costume, disse a eles que teriam a oportunidade de saberem se o que tinham escrito estava ou não na próxima aula onde entrevistariam o autor da letra.
À medida que o entrevistado ia respondendo, alguns alunos iam falando “Bahh, errei!”, daí eu dizia que nem tudo do que tinham escrito estava de todo errado “Veja essa palavra tem sim haver com o que o entrevistado falou, por tais e tais motivos”. Essa minha intervenção foi uma forma de valorizar a bagagem cultural dos alunos. Valorizar os conhecimentos prévios dos alunos é um suporte com o qual eles irão construir novos saberes ou ampliá-los.
Contudo, na correria do cotidiano em função do cumprimento de minhas atribuições docente, essa importante fase do processo educacional é deixada de lado, ou para um segundo plano.
A partir dessa semana, passarei a contornar minhas ações neste sentido, não somente pensando no valor cognitivo que isso representará, mas na diferença que isso vai fazer na autoestima das crianças.

Um comentário:

Patricia Grasel disse...

Elisandra,

Maravilhosa sua ideia em trazer o próprio autor para os próprios alunos realizarem suas correções sobre as interpretações do texto estudado.
Muito interessante e pedagógico sua intervenção.
Enfim, Parabéns!