terça-feira, 18 de maio de 2010

Meus lindinhos na Web

Na semana 5 duas atividades diferenciadas foram realizadas na turma 42, assistimos o filme Kiriku e a feiticeira que se passa em uma aldeia africana e que envolve no enredo valores como verdade, força, inteligência, dignidade e amizade. Esse filme também retrata a boa relação que o personagem principal tem com a mãe, relação essa que envolve amor, compreensão e confiança. A outra atividade foi a construção de um blog para a turma, no qual eles irão registrar as aprendizagens e produções referentes aos estudos sobre o Continente Africano.
Depois que assistimos o filme, o explorei gramaticamente e refletimos sobre as temáticas apresentadas, essa reflexão me levou a perceber mais um papel que o educador abraça na atualidade “desenvolver valores nos educandos”. Falo na atualidade porque os principais valores que até hoje trago comigo foram construídos em casa com minha família, e hoje, não percebo meus alunos vindo com essa bagagem de casa.
Então, além de letrar, desenvolver habilidades e os capacitar para o exercício da cidadania, devo promover situações nas quais os alunos percebam que é importante crer em algo e cultivar sentimentos no coração.
O blog da turma. Em sala de aula expliquei o que era e como funciona um blog, no Labin o criamos, algumas produções foram digitadas no Word, mas só serão publicadas assim que os autores trouxerem as autorizações para uso de imagem.
O endereço do blog, que ainda está em construção é:
http://meninosdoalvaro.blogspot.com/2010/05/turma-42.html
Nosso Labin está em funcionamento há dois anos, então seu uso ainda é bastante limitado pelos demais professores, mas eu programei usar este espaço pelo menos uma vez por semana, porque acredito que usando as tecnologias como instrumento de aprendizagem e acesso a elas, é uma forma de agilizar e ampliar a troca de informações e entendimentos de idéias propostas. Claro que até preparar os alunos para essa consciência vai demorar alguns dias, nestes primeiros momentos estou deixando eles conhecerem e perderem o medo da máquina, estão na fase da curiosidade. Por fim, proporcionar uma formação aos alunos, na qual eles dominem as tecnologias não significa que estamos formando sujeitos desumanos, e sim preparados para interagir com as modernidades de seu tempo.com chegar a desenvolver.

Um comentário:

Patricia Grasel disse...

Elisandra,

Que legal saber que sua próatica de estágio contempla a construção de um blog para os registros da turma. Esse espaço digital além de aproximar a linguagem da sala de aula da linguagem do ciberespaço, que já faz parte do cotidiano da sociedade, ela também oferece a ampliação da construção do conhecimento para além das paredes escolares, pois os alunos podem registrar e interagir nesse ambiente em qualquer lugar e em qualquer momento, desde que tenham acesso a rede mundial de computadores.